Você sabe quanto custa contratar uma secretária e quais os encargos trabalhistas devem ser levados em consideração para calcular esse custo?
Abaixo listamos os custos básicos, ou seja, sem incluir benefícios (plano de saúde, plano odontológico, etc):
1. Salário: entre 1.373,00 e R$ 1.924,00, de acordo com o Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo;
2. Férias: soma do salário com ⅓ da remuneração, acrescido do valor de outros benefícios, tais como hora extra;
3. 13º salário: o mesmo valor do salário, pago em até duas parcelas;
4. INSS: 20% do salário - uma parte custeada pela clínica, outra parte pelo próprio salário da secretária;
5. FGTS: 8% do salário do trabalhador - pago totalmente pela clínica;
6. Vale transporte: até 6% do auxílio pode ser descontado do salário do trabalhador, e o restante pago pela clínica.
Outro custo que sua clínica pode vir a ter na contratação de uma secretária é o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, uma forma de assegurar a saúde nutricional dos funcionários. O PAT garante que qualquer trabalhador que ganhe até 5 salários mínimos tenha acesso ao benefício. O valor mínimo a ser concedido para o funcionário varia de cidade para cidade.
Além disso, é importante lembrar que, caso você demita a secretária sem justa causa, deverá pagar a ela multa de 40% sobre o saldo depositado do FGTS.
Sabemos que a secretária é uma colaboradora de extrema importância para uma clínica, pois se trata da pessoa que dará suporte aos profissionais. Porém, antes da contratação, é necessário colocar no papel todos os gastos e avaliar se é viável.
Levando em conta que o custo com a contratação de uma secretária muitas vezes fica o dobro do salário básico, uma boa opção para reduzir custos é a locação de consultórios compartilhados, pois nesse modelo de negócio o valor pago por período ou horas avulsas inclui a mão de obra dessa profissional.